Já ouviu falar em NFT (non-fungible token - token não-fungível)? Na prática, trata-se de um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou partilhado.

A primeiro SMS da história enviado em 1992 foi leiloado como NFT por 107 mil euros.

SMS vendida como NFT tinha 15 caracteres, com as palavras "Merry Christmas"

A primeiro SMS da história, enviada pela operadora Vodafone em 03 de dezembro de 1992, foi leiloada na terça-feira como um NFT por 107 mil euros, durante um evento organizado pela casa Aguttes em França.

A identidade do comprador ainda não foi revelada, mas sabe-se que é canadiano e trabalha na área das novas tecnologias. Agora é proprietário exclusivo de uma réplica digital única do protocolo de comunicação original que transmitiu aquela mensagem de texto por telemóvel (SMS, sigla inglesa de short message service).

A mensagem, de 15 caracteres, com as palavras "Merry Christmas" [Feliz Natal, em português], foi recebida na altura por Richard Jarvis, colaborador da Vodafone.

Os NFT são ativos digitais que devido a uma tecnologia de cadeia de blocos, denominada “blockchain”, ficam registados como únicos, irreplicáveis e cujo historial de transações pode ser seguido desde a origem da “obra”.

Quase desconhecidos há um ano, os NFT representam, para alguns investidores, grandes oportunidades no mercado de arte contemporânea e estes transformaram-se, em poucos meses, essenciais em casas de leilão, ao atingirem milhões de dólares.

A venda de uma obra inteiramente digital do artista Beeple, em leilão, por 58,4 milhões de euros, em março, estabeleceu o recorde até ao momento. Intitulada "Everydays: The First 5,000 Days" ("Todos os dias: Os primeiros 5.000 dias", em tradução livre), a obra de Beeple, cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann, é uma colagem digital de fotografias tiradas desde 01 de maio de 2007, ao segundo de 5.000 dias.